NOTÍCIAS

Logomarca do Comitê é apresentada na última reunião do ano de 2018

Feevale recebe a última reunião do ano do Comitê de Governança Empreendedora de Novo Hamburgo

A última reunião do ano do Avança – Comitê de Governança Empreendedora de Novo Hamburgo foi realizada na tarde desta segunda-feira (12/11) na Universidade Feevale. As atividades do grupo começaram em abril, a partir de uma proposta feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), baseada no entendimento de que o empreendedorismo pode transformar a realidade dos municípios. Presidido pelo empresário André da Rocha, é formado por cerca de 20 lideranças empresariais e representantes do Executivo e do Legislativo.

No encontro desta segunda, os integrantes conheceram a logomarca desenvolvida para o Avança. A imagem, formada pelas cores da cidade (vermelho, verde e amarelo), combina traços que remetem a uma seta – indicando o avanço, o caminho a seguir – e um clipe – simbolizando a união. Depois a pauta consistiu em informes sobre as ações que transcorreram desde a última reunião.

Um dos temas relatados foi o andamento do projeto de implantação de princípios de cultura do empreendedorismo para alunos da rede municipal, do 1º ao 9º ano. A definição dos conceitos coube ao Sebrae, e a execução nas escolas é responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (Smed). A Feevale ficou responsável pelo desenvolvimento de uma metodologia para capacitação dos professores das escolas.

Outro ponto destacado na reunião pela secretária de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Paraskevi Bessa-Rodrigues, refere-se à Sala do Empreendedor. Ela foi criada com o objetivo de facilitar e agilizar a instalação de novas empresas no município, oferecer serviços aos microempreendedores individuais (MEI) e incentivar a legalização de negócios informais. Paraskevi relatou que, em decorrência da implantação da Sala do Empreendedor, o tempo de emissão de um alvará diminuiu de 480 para sete dias. Isso se tornou possível a partir da reformulação de processos internos de várias secretarias.

Questões relativas ao licenciamento ambiental dominaram tempo expressivo da reunião. O secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet, destacou que a prefeitura tem concessão da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) para realizar os processos. Ele explicou alguns dos fatores que retardam os prazos, entre eles a demanda volumosa e o desconhecimento dos empreendedores acerca da legislação. Uma sugestão bem recebida pelo grupo foi a realização de palestras com empresários, a fim de detalhar a legislação, bem como facilitar o andamento.

Desde a sua criação, as reuniões do comitê eram mensais. No encontro desta segunda, ficou definido que elas passam a ser trimestrais, mas os integrantes dos três eixos seguem se reunindo mensalmente.


Fonte: Imprensa Feevale

Governança Empreendedora tem reunião para discussão de ideias

IBTeC recebe integrantes da Governança Empreendedora

O IBTeC ( Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos) sediou nesta segunda-feira, dia 08 de outubro, reunião  do Comitê de Governança Empreendedora de Novo Hamburgo quando o foco se deu na análise dos passos a seguir em direção aos objetivos do grupo formado por empresários,  representantes do poder executivo e legislativo, bem como por várias entidades da cidade.

Lançado Comitê de Governança Empreendedora de Novo Hamburgo

ACI de Novo Hamburgo é palco do lançamento do Comitê de Governança Empreendedora


Novo Hamburgo/RS - A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha sediou, na segunda-feira (20), o lançamento para a comunidade do Comitê de Governança Empresarial de Novo Hamburgo. O projeto teve início em abril, coordenado pelo Sebrae RS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com reuniões e capacitações realizadas na entidade, é formado por lideranças empresariais e representantes do Executivo e Legislativo.

"Quando se fala em governança para o empreendedorismo, nos referimos à geração de oportunidades, de emprego e renda", destacou o presidente da ACI, Marcelo Kehl. Já a prefeita hamburguense, Fátima Daudt, pontuou que uma cidade, um Estado e um país se constrói de forma colaborativa. "Precisamos ter visão de futuro e trabalharmos em conjunto, numa tríplice hélice. A criação deste comitê é uma iniciativa que valorizo muito. Chega de discursos desconstrutivos", reforçou ela.

O Comitê será presidido pelo empresário André da Rocha. "Ainda é um pequeno grupo, mas traremos mais integrantes para desenvolver os três eixos que visam transformar Novo Hamburgo em uma referência ainda maior", resumiu. Pelo Sebrae, o gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti assinalou que a criação do Comitê em Novo Hamburgo já nasceu forte, ao citar que o Sebrae já propôs a crianção em outros 21 municípios.

O Comitê vai atuar em três frentes, com eixos no fomento à Educação Empreendedora, Desburocratização e Simplificação, e Ecossistema de Inovação. O eixo inovação é coordenado pelo vice-presidente da ACI na área, Robinson Klein. "Vamos trabalhar em questões como os tipos de ambientes que temos aqui, que empresas não existem e que há demandas, centralizando dados do município em um Big Data", complementou.

Confira como esteve o evento:

https://youtu.be/HAQDOqj-rG0

De Zotti - Assessoria de Imprensa