NOTÍCIAS

Café da Manhã com Contadores

Sediado na CDL Novo Hamburgo

No próximo dia 27 de maio, a CDL Novo Hamburgo recebe contadores e o Eixo de Desburocratização e Simplificação do Comitê de Governança Empreendedora  para um café da manhã.

O objetivo do evento é apreciar as falas dos palestrantes convidados e promover um espaço para o diálogo entre os contadores, Prefeitura Municipal e Comitê de Governança Empreendedora, numa iniciativa da CDL de Novo Hamburgo com o apoio deste Comitê.

Palestrantes:

1) Marcelo Buz - Diretor presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) - vinculado à Casa Civil da Presidência da República, trazendo o tema "O Futuro da Certificação Digital

2) Paraskevi Bessa Rodrigues - Secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Novo Hamburgo abordando o tema "Desburocratização/Sala do Empreendedor"

3) Dr. Henrique Breidenbach - Diretor Jurídico da Sancal que será mediador do evento


O evento é gratuito, com vagas limitadas !

Inscrições pelo fone 3582.3535 com Maristela ou Fabiane ou pelo email cdigital@cdl-nh.com.br.





Simplificação dos Processos, Sala do Empreendedor e Licenciamento Integrado

Evento no Centro Administrativo Leopoldo Petry

No dia 08 de maio, às 16h30min, ocorreu evento no Centro Administrativo Leopoldo Petry ( Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da secretária Paraskevi Bessa-Rodrigues, onde ocorreu a apresentação dos atores envolvidos direta e indiretamente na Sala do Empreendedor e no Processo de Desburocratização. Foram apresentadas as evoluções e conquistas desde 2017. Esta iniciativa vem ao encontro do trabalho que o Comitê de  Governança Empreendedora está buscando através de  suas ações no Eixo "Simplificação e Desburocratização de Processos".

Eixo Ecossistema de Inovação do Comitê de Governança Empreendedora reúne time na ACI

Ações discutidas para avanços concretos do eixo

Os integrantes do eixo Ecossistema de Inovação, do Comitê de Governança Empresarial – Avança Novo Hamburgo, estiveram reunidos na sexta-feira (03), na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. O vice-presidente de Inovação e Tecnologia da entidade, Robinson Klein, que coordena o grupo, explica que foi realizado o acompanhamento das ações do eixo, visando trabalhar o programa. “O trabalho que estamos definindo ações e estratégias é o Mapa de Inteligência Compartilhada, um plano de ações onde fazemos o acompanhamento de cada iniciativa, entre elas a criação de um vídeo para sensibilização de empresários e empreendedores visando a inovação. Vamos definir uma trilha para atingir os quesitos de inovação, criando um questionário para que eles possam validar seus projetos e também proporcionar a visualização de um mapa do ecossistema de inovação que existe em nossa região. Isto deve contemplar as ações das entidades e os programas que existem de apoio à inovação, para orientar os empreendedores e empresários que querem inovar. O objetivo é mostrar caminhos que podem seguir para desenvolverem suas ideias”, ressaltou Robinson Klein.

O grupo também trabalha numa ação para a identificação de oportunidades/problemas e ainda os diferenciais competitivos da região para que possam ser promovidas divulgações dessas oportunidades e fortalecer o desenvolvimento das competências. “Continuamos também, dentro do nosso planejamento, com a construção de um Big Data. Temos tido uma certa dificuldade em conseguir dados dos órgãos públicos, mas o trabalho está caminhando. Também o CIT (Centro de Inovação Tecnológica), que se encontra em construção, e com uma previsão de ficar pronto em outubro deste ano, foi debatido durante o encontro. E, por fim, tratamos sobre uma ação que é o fomento à aplicação da Lei de Inovação, uma lei federal que permite que órgãos públicos invistam em startups e negócios iniciantes, fomentando a ciência e a inovação na região. Definimos metas, equipes, prazos e indicadores para cada uma dessas ações”, pontuou Klein, complementando que o eixo possui um site concentrando as ações que estão acontecendo.


Fonte: De Zotti - Assessoria de Imprensa da ACI NH